A arte do silêncio

13/02/2010

A Copa do Mundo se aproxima, e como de praxe, a imprensa brasileira acorda de sua mudez que durou 3 anos para criticar. Não tem jeito. Quando vai chegando a época de Copa do Mundo é preciso algum motivo para vender jornal. A “bola da vez”? Ronaldinho Gaúcho. O Jornalismo é mesmo um Sistema Perito. Quem não tem acesso aos canais de televisão pagos que transmitem o Calcio, está a pensar que Gaúcho tá jogando muita bola lá pela bota. Não é verdade.

Alguns passes para gols, algumas cobranças de pênaltis e um golaço são o suficiente para que a escolha em mantê-lo fora do esquadrão de convocados se torne motivo de piada. Ronaldinho não está jogando nada, só bate em bêbado. Ele é o maestro de um time do A.C Milan que ocupa, hoje, a terceira posição do Campeonato Italiano (atrás da Inter, virtual campeã, e do inconstante time da Roma); eles conseguem ser mais inconstantes. Fechar um quarto de Hotel em três dias consecutivos de festa não parece atitude de um jogador que busca novamente o mundo. A Copa do Mundo.

Dunga faz muito bem em não convocá-lo. Uma Seleção, de qualquer país que seja, antes de tudo é um time; é um esquadrão de jogadores imersos num esquema tático e dependentes de fatores internos e externos. A confiança que os jogadores da seleção do Dunga tem um nos outros vale muito mais do que qualquer aposta no estrelismo de Ronaldo. Uma Seleção de futebol não precisa ter os melhores; são necessários jogadores que juntos façam o melhor. Será mesmo preciso largar o Ronaldinho Gaúcho dentro de coeso grupo do qual ele não faz parte? Será que não é mais apropriado apostar nesses jogadores que aí estão, mesmo que com limitações técnicas, representando, atualmente, muito bem o nosso Brasil? As respostas são não e sim.

A imprensa é cega, tende a insistir no mesmo erro. Tende a reclamar pelos execrados de 2006. Eu, realmente, considero o Ronaldinho Gaúcho a grande decepção da Copa de 2006. Jogando muito menos do que naquele ano, será que ainda é preciso insistir? Não, né, gente? Melhor apostar em Robinho e Adriano na frente (Luís Fabiano que seja) e torcer para que esse time do Dunga continue nessa maré de bons resultados, para que nos tragam a Copa do Mundo. Eles vão trazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: