Chuva de gols no Maraca? Mas nada de equilíbrio!

20/02/2010

Amanhã, às 17:01, acontecerá, no Maracanã, a “grande” final da “Taça” Guanabara. Vasco e Botafogo se enfrentam, e o público espera equilíbrio. De um lado o time acertadinho do Vasco, com boa campanha na fase de grupos da competição e mais do que vitorioso na última partida contra o Botafogo. Do outro, o Botafogo, que depois da vitória sobre o ”todo poderoso” Flamengo assume, para alguns críticos inclinados para o misticismo, ares de favorito. Sendo minimamente racional, se existe algum favorito para amanhã, esse algum é o Vasco: não só pelos 6×0 na fase de grupos, mas muito mais por possuir um melhor elenco e um treinador que já sabe o que fazer. Joel Santana é o homem do acaso, dois raios não caem no mesmo lugar, nunca. Se o Botafogo sair campeão vai ser muito mais pelo talento de Herreira e El Louco aliado à incompetência evidente da zaga do Vasco; mas aí vem o “X” da questão: se o Botafogo possui um ataque que pode desequilibrar, e o Vasco uma defesa que pode entregar, a recíproca é verdadeira. Se o ataque do “Glorioso” pode fazer a diferença, o do Vasco muito mais. Se a zaga do Vasco pode entregar o ouro, a do Botafogo muito mais. Portanto, sem que nada estranho ocorra, o Vasco sai amanhã de campo com a “Taça” nas mãos.

Agora falemos de história. O Clássico Vasco x Botafogo é marcado pela constante vitória do time mais forte; raramente há surpresas. Quando o Botafogo está em melhor fase, dá Botafogo, às vezes por goleada. Quando o Vasco está melhor, dá Vasco, quase sempre por goleada. Quando os times estão iguais, vemos alguns empates ou vitórias suadas. Até mesmo em 2009, ano em que os dois times estavam num patamar muito parecido, duas goleadas marcaram o confronto: mas uma para cada lado. 2010, o Vasco está superior, não parece estar, logo, a razão aponta, para o time vascaíno, que tem um retrospecto maravilhoso em jogos contra o Botafogo (Claro, pois a fase do Vasco é quase sempre melhor… E isso não é muito difícil, é quase uma regra).

Esse não foi um post de torcedor, muito pelo contrário, estou primando pela razão enquanto alguns se refugiam na mágica barata de Joel Santana. Se e Botafogo ganhar, repito, mérito para os jogadores, para o Joel e esporro para o time do Vasco. Já que perder para esse time do Botafogo… É brincadeira!

Goleadas que marcaram o confronto Vasco x Botafogo

Campeonato Carioca 2001 (Vasco 7×0 Botafogo)

Campeonato Brasileiro 2004 (Vasco 4×0 Botafogo)

Campeonato Brasileiro 2007 (Botafogo 4×0 Vasco)

Campetonato Carioca 2009 (Vasco 4×1 Botafogo/ Botafogo 4×0 Vasco)

Campeonato Carioca 2010 (Botafogo 0x6 Vasco)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: